sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

- LUCÍLIA ALVES TOMÁS

LUCÍLIA ALVES TOMÁS

Emigrou com seu marido, Marcolino Rodrigues Soeiro, de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde o acompanhou no comércio no ramo de bares e onde trabalhou nas tarefas domésticas.

- MARCOLINO ALVES TOMÁS

MARCOLINO ALVES TOMÁS

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde s dedicou ao comércio no ramo de bares e restaurantes. Regressou à sua terra e continuou no mesmo comércio. Faleceu em Troviscal, estando os seus restos mortais no Cemitério Municipal de Castanheira de Pera.

- ZULMIRA LOURENÇO

ZULMIRA LOURENÇO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde desempenhou funções em tarefas domésticas.Não voltou à sua terra.

- LURDES FERNANDES

LURDES FERNANDES

Emigrou de Vilar – castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde trabalhou em tarefas domésticas.

- JOSEFINA LOPES ANTUNES

JOSEFINA LOPES ANTUNES

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde trabalhou no comércio, padarias, e em tarefas domésticas. Faleceu no Brasil, sem ter voltado à sua terra.

- LAURETA GODET

LAURETA GODET

Emigrou com seu marido Elísio da Conceição Godet, para S. Paulo – Brasil, onde desempenhando tarefas domésticas o ajudou a angariar assinalável fortuna. Entretanto o Elísio faleceu e ela com suas filhas e genro continuaram e continuam a dirigir os negócios que têm em mãos. Tem vindo muitas vezes a Portugal, primeiro acompanhando o seu marido e agora com as filhas, visitando familiares e amigos e a sua casa em Sapateira, bem como propriedades que possuem, tanto em Sapateira, como no Vilar.

- JOÃO DOMINGUES

JOÃO DOMINGUES

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde desenvolveu intensa actividade comercial, no ramo de bares e restaurantes. Faleceu no Brasil.

- MARIA ALBERTINA COSTA

MARIA ALBERTINA COSTA

Emigrou para Rio de Janeiro – Brasil, indo da vila de Castanheira de Pera com seu marido Manuel dos Santos Coelho. Lá dedicou-se a tarefas domésticas. Faleceu no Brasil, sem ter voltado a Castanheira de Pera.

- HERCULANO LOPES ANTUNES

HERCULANO LOPES ANTUNES

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Dedicou-se ao comércio de bares e padarias. Faleceu no Brasil.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

- BELARMINO LOURENÇO

BELARMINO LOURENÇO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde se dedicou à actividade comercial no ramo de bares, não tendo regressado nunca à sua terra.

domingo, 21 de dezembro de 2008

- ABÍLIO DOMINGUES ( Troviscal )

ABÍLIO DOMINGUES ( Troviscal )

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde trabalhou no ramo de padarias, não tendo voltado à sua terra.

- ARTUR LOURENÇO

ARTUR LOURENÇO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde se dedicou ao comércio no ramo de bares. Não voltou à sua terra.

- RAUL CARLOS HENRIQUES

RAUL CARLOS HENRIQUES

Emigrou de Gestosa Fundeira – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Tinha na Gestosa uma casa de comércio mista, isto é vendia vários artigos e vinhos e seus derivados. Em S. Paulo foi para o ramo de bares e restaurantes. Quando emigrou, levou consigo a sua esposa, que era de Escalos – Pedrogão Grande. Tinham um filho no Brasil. Nunca mais voltaram à sua terra.

sábado, 20 de dezembro de 2008

- TIBÚRCIO HENRIQUES

TIBÚRCIO HENRIQUES

Emigrou de Castanheira de Pera para S. Paulo – Brasil, onde foi comerciante em vários ramos de actividade. Não voltou a Castanheira de Pera.

- JUVENAL SALGUEIRO

JUVENAL SALGUEIRO

Emigrou de Troviscal para S. Paulo – Brasil, onde se dedicou à agricultura e comércio e onde prosperou à frente dos seus negócios.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

- ALBERTINO RODRIGUES SOEIRO

ALBERTINO RODRIGUES SOEIRO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil,
tendo-se dedicado ao comércio no ramo de bares e restaurantes. Não voltou à sua terra.

- NATIVIDADE TOMÁS DE CARVALHO

NATIVIDADE TOMÁS DE CARVALHO

Emigrou de Sapateira – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, tendo ido para trabalhar em actividades domésticas.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

- JOSÉ ALVES BARRETO - VISCONDE DE NOVA GRANADA


JOSÉ ALVES BARRETO – VISCONDE DE NOVA GRANADA

Nasceu na Ladeira do Correio, hoje denominada José Alves Barreto ( Visconde de Nova Granada ) precisamente pelo facto de lá ter nascido. Filho de Manuel Alves Barreto e de Águeda Henriques dos Santos e neto paterno de Luís Alves e de Maria da Silva do Fontão e neto materno de António Henriques do Carregal Fundeiro e de Maria Henriques da vila de Castanheira de Pera. Foi para o Brasil com 16 anos, onde se casou com uma senhora muito abastada, dona de uma grande propriedade denominada NOVA GRANADA, Ana Miquelina. Fez então uma sólida fortuna na agricultura e na indústria. Foi um grande benemérito, tanto no Brasil, como na sua terra, Castanheira de Pera. Em Castanheira de Pera, contribuiu financeiramente para obras públicas de grande importância, na área da Saúde, Assistência Social, Educação e Salubridade; no Brasil ficou ligado à Beneficência Portuguesa de S. Paulo e a outras Instituições. Os actos que praticou de benemerência , valeram-lhe o título pessoal e intransmissível de Visconde de Nova Granada, isto em 1901, por Decreto de D. Carlos de 21 de Fevereiro.No Brasil, em S. Paulo, tem uma Rua com o seu nome, bem como um busto em bronze no hall da Beneficência de S. Paulo. Em Castanheira de Pera, no Jardim frontal do edifício do Lar de Idosos de S. José, antigo hospital, enontram-se tambem dois bustos em bronze, um do Visconde e Outro de sua esposa Ana Miquelina. Os seus restos mortais, encontram-se em mausoléu no cemitério Municipal de Castanheira de Pera, onde constam as seguintes inscrições: “ Ao Visconde de Nova Granada como tributo de amor conjuge de sua inconsolável esposa. V – III – MCMXXXV. Manuel Alves Barreto 5-2-1816 – 21 – 3 – 1901; Águeda Henriques dos Santos 4 – 9 – 1831 – 26 – 2 – 1913; José Alves Barreto 5 – 3 -1859 – 14 – 2 – 1933. Encontra-se ainda uma palma em bronze com a seguinte inscrição: “ Homenagem da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Paulo – Brasil ao Visconde de Nova Granada seu saudoso e venerando Presidente durante um quarto de século e seu excelso benemérito + 14 de Fevereiro de 1933. “ . Esta palma foi trazida do Brasil pela directoria da Beneficência de S. Paulo que após a morte do Visconde vieram expressamente prestar-lhe homenagem.

- MANUEL RODRIGUES SOEIRO

MANUEL RODRIGUES SOEIRO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Aí dedicou-se ao comércio no ramo de bares e restaurantes.Não regressou.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

- MARIA DA ENCARNAÇÃO BERNARDO

MARIA DA ENCARNAÇÃO BERNARDO

Emigrou de Fontão – Castanheira de Pera, para S.Paulo – Brasil e dedicou – se a actividades domésticas. Não mais regressou à sua terra, tendo falecido no Brasil.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

- MARIA DOS SANTOS

MARIA DOS SANTOS

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde trabalhou em serviços domésticos. Não regressou.

- MANUEL SANTOS

MANUEL SANTOS

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde se dedicou ao comércio no ramo de bares e afins.

- MARQUINHAS DOS REIS


MARQUINHAS DOS REIS
Foi de Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Pertence à Família Reis, detentora do GRUPO GRANADA. Por lá ficou, mas nunca esqueceu a sua terra, tendo sempre que necessário e com seus familiares ajudado as Instituições locais, nomeadamente as que se dedicavam à solidariedade social.

- ABÍLIO SANTOS

ABÍLIO SANTOS

Emigrou de Troviscal, para S. Paulo – Brasil. Aí dedicou-se ao comércio no ramo de bares. Nunca voltou à sua terra.

- ARMINDO FERNANDES

ARMINDO FERNANDES

Emigrou de Castanheira de Pera, para o Brasil, onde conseguiu arranjar fortuna. Regressou a Castanheira de Pera e logo se tornou sócio da Fábrica de Lanifícios da Retorta, posição que mais tarde vendeu. Fixou a sua residência em Lisboa onde possuía um grande parque imobiliário, cujo rendimento lhe permitiu viver desafogadamente. Em Castanheira de Pera, com seus familiares, construiu a “CASA DA OBRA”, que ainda hoje existe, e onde vinha passar todos os anos férias com os seus familiares de Lisboa e das Caldas da Raínha. Faleceu em Portugal, com 103 anos de idade e os seus restos mortais encontram-se no Cemitério Municipal de Castanheira de Pera.

- UMÉNIA SANTOS

UMÉNIA SANTOS

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Aí trabalhou algum tempo em serviços domésticos. Depois regressou ao Trovical sua terra, onde faleceu.

- RUI SANTOS

RUI SANTOS

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde de dedicou ao comércio no ramo de bares.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

- ALVARO CORREIA

ALVARO CORREIA

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil.Foi trabalhar no comércio, no ramo de bares e restaurantes. Não voltou à sua terra.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

- LUCÍLIA NEVES ROLO

LUCÍLIA NEVES ROLO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Trabalhou em actividades domésticas e não regressou.

- VICTOR REBELO

VICTOR REBELO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Aí dedicou-se ao comércio no ramo de bares. Nunca regressou à sua terra.

- SOFIA DOS SANTOS COELHO

SOFIA DOS SANTOS COELHO

Emigrou de Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Aí trabalhou em serviços domésticos e aí faleceu.

- MARIA DO CÉU REIS PRECES


MARIA DO CÉU REIS PRECES

Irmã de Adrião Reis, foi de Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde detinha acções na empresa Granada.Nunca esqueceu a sua terra e ajudou sempre que necessário as suas Instituições nomeadamente as ligadas à Igreja Católica. Faleceu no Brasil.

- PROVIDÊNCIA DOS SANTOS COELHO

PROVIDÊNCIA DOS SANTOS COELHO

Emigrou da vila de Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde desenvolveu a sua actividade em tarefas domésticas. Faleceu no Brasil, sem que tenha voltado à sua terra

- ISALTINO RODRIGUES SOEIRO

ISALTINO RODRIGUES SOEIRO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde se dedicou ao comércio no ramo de bares e afins.

- LUSITANO ABRANTES MALHEIRO


LUSITANO ABRANTES MALHEIRO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Aí foi, entre outras actividades, empregado de padarias. Foi entretanto trabalhando com afinco e mudou de cidade passando a residir e trabalhar em Brasília. Dedicou-se, então, a empresas de limpesa e imobiliárias, onde teve assinalável êxito. Casou, não tem filhos e vive dos rendimentos, na cidade de Brasília. Vem quase todos os anos a Portugal, mas à sua terra muito pouco,mas mesmo muito raramente, desde que a sua mãe faleceu. Pertence a várias Instituições de lazer e convívio.

- LAUDIANA DOS SANTOS COELHO

LAUDIANA DOS SANTOS COELHO

Emigrou de Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde se dedicou a tarefas domésticas. Casou com Eduardo Pimenta e faleceu no Brasil.

domingo, 7 de dezembro de 2008

- SEZALTINO TOMÁS SERRANO

SEZALTINO TOMÁS SERRANO

Emigrou de Vilar – Castanheira de Pera para S. Paulo – Brasil. Lá, dedicou-se com muito afinco ao comércio no ramo de bares e restaurantes e conseguiu angariar um grande pecúlio com que encetou outros voos. Assim, foi sócio e dirigente das firmas: “ CASA FIDALGA – MERCEARIA, LDª “, “ DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DO CENTRO, LDº. “ E “ PANIFICADORA FUTURAMA, LIMITADA “. A primeira de supermercados, a segunda de produtos “ Tatuzinho “ – “ 3 Fazendas “ - “ Água de Poá “, e a terceira de “ Padaria “ – “ Confeitaria “ – “ Lanchonete “.
Foram seus sócios Jacob da Silva Tomás e Augusto Bernardo das Neves.

- SEBASTIÃO DA SILVA TOMÁS


SEBASTIÃO DA SILVA TOMAZ

Emigrou de Vilar – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, no começo de 1957. Trabalhava na fábrica de lanifícios da Várzea. Dedicou-se primeiramente ao ramo de bares e lanches. Entre outras casas de negócio teve o BAR CASTANHEIRENSE, cujo nome bem demonstra o carinho e o amor pela sua terra. Trabalhou com muito afinco e prosperou bastante, tendo sido sócio gerente da firma” DEPÓSITO NORMAL, Ldª”. Foi ainda accionista das importantes firmas “ 3 FAZENDAS” e “ TATUZINHO, SA “.Ajudava sempre que podia e era necessário as Instituições e colectividades da sua terra, nomeadamente as festas em honra de Nossa Senhora dos Lugarinhos.

- REINALDO RODRIGUES SOEIRO

REINALDO RODRIGUES SOEIRO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde se dedecou ao comércio no ramo de bares e análogos. Nunca voltou à sua terra.

- JOSÉ ALVES TOMÁS

JOSÉ ALVES TOMÁS

Emigrou de Carregal Fundeiro – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde trabalhou na FORD BRASILEIRA. Foi casado com Laurinda Dinis Tomás, que entretanto faleceu.

SEVERINO RODRIGUES SOEIRO

SEVERINO RODRIGUES SOEIRO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde se dedicou ao comércio no ramo de bares. Faleceu no Brasil, sem nunca ter voltado à sua terra.

- LAURINDA DINIS TOMÁS

LAURINDA DINIS TOMÁS

Emigrou de Carregal Fundeiro – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil e dedicou-se aos serviços domésticos. Faleceu em S. Paulo e era casada com Jodé Alves Tomás.

- EDMUNDO ANDREZO

EDMUNDO ANDREZO

Foi de Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Casou com Georgina Dinis Lameiras e dedicou-se ao comércio no ramo de bares e restaurantes com algum êxito.

sábado, 6 de dezembro de 2008

- MANUEL HENRIQUES QUELHAS

MANUEL HENRIQUES QUELHAS

Emigrou de Bolo – Castanheira de Pera, para o Brasil, onde trabalhou na desinfestação de bananais. Regressou à sua terra, onde trabalhou na indústria de lanifícios. Faleceu em Portugal.

- MANUEL DOS SANTOS COELHO

MANUEL DOS SANTOS COELHO

Emigrou da vila de Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde exerceu várias actividades no âmbito dos transportes nomeadamente públicos – táxis.Faleceu no Brasil, sem nunca ter voltado à sua terra.

- ALBERTINO ROLO

ALBERTINO ROLO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde exerceu a profissão de empregado de bares e restaurantes. Não voltou à sua terra.

- EMÍDIO REBELO

EMÍDIO REBELO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Exerceu a actividade no comércio no ramo de bares. Nunca voltou à sua terra e não se sabe bem dele, porque também não deu notícias.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

- ROSA REBELO

ROSA REBELO

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde trabalhou em várias actividades, principalmente por conta de outros emigrantes. Tem uma vida estabilizada e folgada. Tem vindo anualmente à sua terra, para visitar familiares e amigos.

- CAROLINA FOZ

CAROLINA FOZ

Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde trabalhou em serviços domésticos.Faleceu no Brasil, sem nunca ter voltado à sua terra.

- JOSÉ TOMÁS HENRIQUES ( Várzea )

JOSÉ TOMÁS HENRIQUES ( Várzea )


Foi várias vezes trabalhar para o Brasil, ido de Sapateira – Castanheira de Pera, pois era ele que angariava trabalhadores cuja a actividade no Brasil era a desinfestação de plantações nas fazendas, designadamente em bananais.Quando entendeu acabar esta sua tarefa e depois de conseguir avultados meios financeiros, comprou a Fábrica de Lanifícios da Várzea e fundou a Firma José Tomás Henriques, Sucrs.Ldª., que seria mais tarde uma das maiores unidades fabris dos lanifícios de Castanheira de Pera. Faleceu em Castanheira de Pera, encontrando-se os seus restos mortais em jazigo de família mandado por si construir, no Cemitério Municipal de Castanheira de Pera.

- ALBANO RODRIGUES SOEIRO

ALBANO RODRIGUES SOEIRO


Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde se dedicou ao comércio no ramo de bares. Faleceu no Brasil.

- JOSÉ TOMÁS HENRIQUES NOVO

JOSÉ TOMÁS HENRIQUES NOVO

Emigrou de Sapateira – Castanheira de Pera, para o Brasil onde a sua actividade foi na desinfestação de plantações designadamente de bananais. Regressou a Castanheira de Pera, onde faleceu.

- ERNESTO FOZ

ERNESTO FOZ


Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Lá, se dedicou, entre outras actividades, ao comércio no ramo de bares. Faleceu no Brasil.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

MARIA PRECIOSA DOS SANTOS COELHO


MARIA PRECIOSA DOS SANTOS COELHO

Emigrou para o Rio de Janeiro – Brasil, ida de Castanheira de Pera para governanta da Casa de José Alves Barreto, sobrinho por afinidade do Visconde de Nova Granada. Tendo-se dado mal com o clima do Rio, foi para S. Paulo. Esteve três anos no Brasil e regressou a Portugal e à sua terra Castanheira de Pera onde veio a ser professora e orientadora de Jovens raparigas nas actividades relacionadas com corte, costura, bordados e outras coisas que diziam respeito ao bom funcionamento de um Lar. Estas actividades eram ministradas no âmbito da Casa de Trabalho de S. Paulo, Instituição ligada à Igreja Católica e de que foram beneficiadas muitas centenas de Jovens. A Preciosa exerceu esta actividade por um período de cerca de vinte cinco anos. Viveu com suas irmãs, ainda vivas, Delmira Henriques dos Santos e Maria Amélia Henriques dos Santos. Faleceu em Castanheira de Pera, encontrando-se os seus restos mortais no Cemitério Municipal de Castanheira de Pera.

- ALVARO S. BERNARDO

ALVARO S. BERNARDO


Emigrou de Fontão – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Dedicou-se ao negócio de pneus, gasolinas e óleos e conseguiu juntar um bom pecúlio. Teve uma vida boa e folgada. Faleceu em S, Paulo – Brasil, sem que tivesse voltado à sua terra.

ÃRTUR MARTINS

ARTUR MARTINS

Emigrou de Carregal Cimeiro – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Dedicou-se ao comércio no ramo de bares e restaurantes.

ENCARNAÇÃO SIMÕES

ENCARNAÇÃO SIMÕES



Emigrou de Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Lá casou e trabalhou em serviços domésticos. O marido não era de Castanheira de Pera. Faleceu em São Paulo- Brasil.

- DOMINGOS HENRIQUES SIMÕES

DOMINGOS HENRIQUES SIMÕES



Emigrou de Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil. Dedicou-se ao transporte de mercadorias, actividade que já exercia em Portugal, e obteve assinalável êxito com constituição de empresa própria e muito trabalho. Nunca voltou a Portugal, pois dizia que não tinha quem o substituisse na condução dos negócios. Faleceu no Brasil.

- ALVARO HENRIQUES CARVALHO

ALVARO HENRIQUES CARVALHO


Emigrou de Castanheira de Pera, para Manaus – Brasil. Aí, com seu irmão João Henriques Carvalho, desenvolveu actividades diversas, tanto na indústria como no comércio. Nunca regressou a Portugal, nem para visita e faleceu no Brasil.

- VASCO DOS SANTOS COSTA


VASCO DOS SANTOS COSTA

Emigrou de Castanheira de Pera para o Brasil, onde com seu irmão Acácio dos Santos Costa, tiveram várias indústrias e actividades, distinguindo-se no bom relacionamento que sempre teve com todas as pessoas, designamente com os empregados. As coisas nem sempre correram bem e acabou por sòzinho ser vendedor e com muito êxito de açucar e café.Faleceu no Brasil ainda muito novo.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

- ARLINDO ALVES VAZ

ARLINDO ALVES VAZ

Emigrou de Fontão – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde se dedicou a explorações agro-pecuárias.Ganhou muito dinheiro e foi grande proprietário. Voltou à sua terra onde construiu casa com uma quintinha anexa, que mais tarde doou a seus familiares e regressou ao Brasil para se dedicar a supervisionar os negócios que lá deixara. Faleceu no Brasil.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

- JOÃO HENRIQUES CARVALHO

JOÃO HENRIQUES CARVALHO


Emigrou para o Brasil, onde na cidade de Manaus desenvolveu grande actividade comercial, com lojas,onde vendia os mais variados artigos. Faleceu, sem ter voltado à sua terra.

- JOÃO ALVES CEPPAS


JOÃO ALVES CEPPAS

Emigrou de Castanheira de Pera, para o Rio de Janeiro – Brasil, onde exerceu actividades, como seus irmãos, na indústria e comércio de lanifícios.Casou com com Maria Manuela Bebiano Ceppas, de quem mais tarde de divorciou, tendo ela voltado para Portugal. Não tiveram filhos.

- IRENE REIS


IRENE REIS

Emigrou para o Brasil com seus irmãos idos da vila de Castanheira de Pera. O Clã Reis distingui-se no Brasil pela sua capacidade industrial, tendo sido grandes beneméritos para a sua terra de origem, que nunca esqueceram, ajudando sempre que necessário as Instituições.

- GRACIETE COSTA DOS SANTOS COELHO


GRACIETE COSTA DOS SANTOS COELHO

Emigrou para o Brasil com seus pais. Lá estudou e se Licenciou em Biologia. Deu aulas até se reformar. Vive em Niterói cidade satélite do Rio de Janeiro e vem várias vezes a Portugal, onde tem casa.

-ARNALDO HENRIQUES LOPES

ARNALDO HENRIQUES LOPES


Emigrou de Troviscal – Castanheira de Pera, para S. Paulo – Brasil, onde se dedicou ao comércio no ramo de bares, com algum êxito.