terça-feira, 17 de junho de 2008

RESUMO HISTÓRICO DE CASTANHEIRA DE PERA

" Castanheira de Pera, é testemunho vivo duma terra de gente determinada e que sabe que só colectivamente resolveu, resolve e resolverá os seus problemas. É terra viva onde não há lugar a frustrados e a velhos do Restelo. É A NOSSA !
- Peralta, a bela princesa, adormeceu aqui, segundo a lenda, e as suas copiosas lágrimas deram a nossa linda RIBEIRA DE PERA.
- Acreditando ou não na lenda, existimos, porém, há longos anos como povoação.
-Rodeados de serras, dedicados à pastorícia, cá fomos vivendo, isolados mas determinados.
- Mas a povoação cresceu e havia anseios naturais, necessidade de expansão.
- Teríamos talvez, naquele tempo, gente a mais. Alguns falariam já por certo, em crise e cruzariam os braços dizendo que nada haveria a fazer. O melhor seria atravessar as serras e abandonar o povoado.
- Estávamos no século XV e enquanto os outros portugueses davam "novos mundos ao mundo" e lançavam-se na epopeia dos descobrimentos, os castanheirenses descobriram que aqui, no meio das serras, poderiam encontrar colectivamente solução para os seus problemas.
- E então reuniram, por certo, à sombra de algum castanheiro, e resolveram aproveitar os recursos naturais e desenvolver colectivamente as artes e ofícios que sabiam.
- Havia rebanhos, lãs, pastagens, boas águas, gente que sabia tosquiar, fiar, tecer e ultimar.
ASSIM NASCEU A INDÚSTRIA DE LANIFÍCIOS.
-Atravessámos serras, vendemos fazenda, comprámos matérias-primas, inventámos o laínte, calão popular que só os nossos entendiam.
- Rompemos o isolamento, mostrámos que estávamos vivos!
- Em 1502 conseguimos ser freguesia.
- Nos finais do século XIX desenvolvemos a indústria de lanifícios e ganhámos prémios internacionais.
Pequenina freguesia, fomos o terceiro centro da indústria de lanifícios.
- Demos professores universitários, comerciantes e industriais, técnicos, homens de letras, políticos, em todos os tempos e para os quatro cantos do mundo.
- Muita gente ilustre e honrada.
- Em 1914, lutámos tenazmente pela independência da freguesia e unidos ao Coentral formámos o concelho de CASTANHEIRA DE PERA. "-LMKCB.

Sem comentários: