domingo, 26 de outubro de 2008

- CIPRIANO LOPES DE ALMEIDA


CIPRIANO LOPES DE ALMEIDA

•Emigrou de Balsa – Castanheira de Pera, para o Rio de Janeiro – Brasil, onde exerceu actividades nos ramos de hotelaria e bares e ainda em Sapataria e extracção e comercialização de águas minerais. Dotado de grande capacidade e vontade de subir na vida, conseguiu uma boa posição financeira. Nunca se esqueceu da sua terra, devendo-se-lhe a construção da Escola das Sarzedas de S. Pedro, de obras na Capela na sua traça antiga, bem como o cemitério.

2 comentários:

Ana Almeida disse...

História linda ! Gostaria muito de ouvir mais sobre a História do Cipriano Lopes de Almeida , meu avô . Não cheguei a conhecer ele pessoalmente , e sei muito pouco sobre ele , mas tenho muito ORGULHO dele .

Unknown disse...

Cipriano Lopes de Almeida foi proprietário de uma empresa de extração de água mineral, chamada Água Rica Ltda, no bairro do Méier, Rio de Janeiro -RJ, a 50 metro de onde moro. Há algum tempo é um estacionamento. O edifício Água Rica, ao lado da extinta empresa, ainda está de pé. Segundo relatos de meu avô, era destinado a funcionários graduados da empresa de Água Mineral, como supervisores, gerentes etc. A outorga para exploração de água mineral caducou no inícios dos anos 70. No número 80 da rua Cônego Tobias, onde atualmente há um prédio residencial, havia um majestoso casarão, também pertencente a Cipriano Lopes de Almeida. Ficava em centro de terreno e, em volta, havia um enorme gramado e muitos arbustos. A grade que corria pelo muro frontal era imponente; a construção parecia um castelo (memórias minhas de infância).
Espero que a neta dele leia. Abraços