quarta-feira, 19 de novembro de 2008

- JOSÉ ALVES BARRETO


JOSÉ ALVES BARRETO

Nasceu em Castanheira de Pera – Portugal, filho de Sebastião Barreto e de Maria Preciosa Alves Barreto.
Estudou em Coimbra, onde se destacou pela sua presença sempre distinta e simpática.Trabalhou na firma D.F. de Carvalho & Cª. Ldª., na Avenida Navarro, em Coimbra, de que fazia parte, e vendia tecidos por todo o Portugal. Era um vendedor dos mais conceituados e respeitados do seu tempo.
Em 1930 emigrou para o Brasil onde se ligou a seu tio por afinidade, José Alves Barreto, Visconde de Nova Granada, que juntamente com o seu conterrâneo Adrião Henriques dos Reis fundaram a importante fábrica de fósforos GRANADA. Foi Director-Presidente das seguintes firmas componentes do GRUPO GRANADA: Indústrias “ Alves & Reis ,SA “ ; “ Barreto Keller – Indústrias Eléctricas, SA; e “ Casa Rodrigues Netto de Ferragens, SA “.
Foi Director Vice-Presidente da Beneficência Potuguesa de S. Paulo durante 13 anos e por isso e pela sua generosidade de ajuda a várias Instituições de Beneficência foi agraciado com a “CRUZ DE HONRA “ que lhe conferiu o Título merecido de Comendador. Foi ainda Presidente do CIFOS – Centro da Indústria de Fósforos do Brasil. Teve quatro filhos, Drs. Ruy Netto Alves Barreto, também Director do Grupo Granada, Eduardo Netto Alves Barreto, Maria de Lourdes casada com o Engº. Marcelo, Director da Nova América, importante indústria Textil e Maria da Penha, que estudou e fez aperfeiçoamento de curso nos Estados Unidos da América do Norte.
Foi grande amigo de Castanheira de Pera e das suas Instituições, ajudando-as monetàriamente sempre que achava necessário e oportuno.

1 comentário:

Janet Caetano disse...

Bom dia, li seu artigo e gostaria de saber se vc tem alguma informação sobre os arquivos da Industria Alves & Reis, se eles tem algum escritório que posso contatar para finalizar processo de aposentadoria de minha mãe, pq ela precisa da comprovação de trabalho... Janete Caetano email janetinha.caetano@gmail.com
Imensamente agradecida.