domingo, 9 de novembro de 2008

- LUIZ ALVES TOMAZ


LUIZ ALVES TOMAZ

Nasceu em Moita – Castanheira de Pera, em 4 de Agosto de 1871 emigrou para Santos – Brasil, em 28 de Maio de 1887. Em 1888, associou-se a seu irmão Manuel Alves Tomaz, em negócio de secos e molhados, importação e comissões de mercadorias. Manteve essa sociedade até 1908, acumulando nesse período uma regular fortuna e ao retirar-se da sociedade coube-lhe uma boa parte em dinheiro mais acrescida de quatro fazendas de café, no Estado de S.Paulo. Foi um dos 3 fundadores do Centro Espirita Amor e Caridade que mais tarde deu origem ao Espiritismo Racional e Científico (Cristão).Foi em terrenos por si comprados, tanto em Santos como no Rio de Janeiro, que mandou construir arcando com todas as despesas de construção, mobiliário e equipamento, os prédios para Sede no Rio e filial em Santos do Movimento,ao qual chegou a presidir , tendo também a expensas suas fundado um jorenal “ A RAZÃO “, destinado a propagar a sua doutrina. Faleceu às 10H15 do dia 8 de Dezembro de 1931, no Hospital da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência da cidade de Santos, sendo sepultado no Cemitério de Paquetá. A fotuna que, em sua vida sem vícios, sem luxo nem ostentação, desprezando o supérfluo, fugindo às vaidades, amealhara, repartiu-a entre as casas que cuidavam os desamparados de toda sorte, dos necessitados enfim, destinando-a a Instituições de Beneficência em Portugal e no Brasil.

1 comentário:

Gotas de Orvalho - Arminda Lopes disse...

Estimado Carlos,

Ao ler sua postagem sobre nosso conhecido em comum Luiz Alves Thomaz, gostaria de acrescentar que ele tambem e' foi um dos fundadores do Hospital Beneficiencia Portuguesas de Santos.
A fotografia que esta neste endereco abaixo, foi tirada por mim em 2006, sobre a foto pintura de Luiz Alves Thomaz que data de 1934.
http://vidaeternocrescimento.blogspot.com/2009/07/luiz-alves-thomaz.html

Receba meu fraterno abraco,
Wilson Candeias Moita
01/02/10